Seu cachorro está com ciúmes?
Para saber se o cachorro está com ciúmes, um primeiro passo importante é analisar a situação da casa e se há alguma novo fator que pode estar causando essa sensação no animal. Em vários casos, a entrada de uma nova pessoa ou animal na casa provoca esse sentimento no cachorro.
De acordo com o especialista Dr. Stanley Coren, os cachorros são animais sociais e o ciúmes é um sentimento que aparece em nossas interações sociais. Além disso, os cachorros possuem o mesmo hormônio associado ao ciúmes e à inveja do que os humanos, chamado de ocitocina.
Um estudo conduzido pela Universidade de Vienna mostra que os cachorros podem ficar com ciúmes quando sentem que não estão recebendo a recompensa justa ou quando eles sentem que outra pessoa ou animal está recebendo mais do que eles. Por exemplo, pedir para dois cachorros darem a pata mas só recompensar um pelo ato, faz com que o cachorro se sinta injustiçado por não receber a mesma recompensa pelo mesmo ato. Como resposta, o cachorro que não recebeu a recompensa pára de dar a pata.
O psicólogo da Universidade de Portsmouth, Dr. Paul Morris, ressalta que umcachorro sente ciúmes quando o dono traz um parceiro novo para a casa. Tão profundo é esse sentimento, aliás, que o cachorro pode sentar entre as duas pessoas e pode até se recusar dividir a atenção do dono com a nova pessoa. Diversos donos também atestam perceber que seus cães sentem ciúmes do novo bebê ou de uma criança que entrou na casa.
Sinais que o seu cachorro está com ciúmes
Os cachorros podem exibir alguns sinais físicos que mostram que eles estão com ciúmes. Dentre eles estão:
- Latidos excessivos quando o dono mexe com o outro animal ou pessoa. Quando você se aproxima da pessoa ou animal que o seu cachorro tem ciúmes ele começa a latir? Várias vezes, quando um cachorro está com ciúmes, ele late para alertar e também para receber alguma atenção do dono. Dependendo da sua reação, você pode incentivar o seu cachorro a latir sempre que estiver com ciúmes.
- Xixi pela casa toda. Alguns cachorros fazem xixi para marcar o seu territórioou até para chamar a atenção do dono quando estão com ciúmes.
-
Destruir a casa, se esconder ou não sair do seu lado. Quando o cachorro está com ciúmes, ele pode mudar o seu comportamento para chamar sua atenção. Dentre eles estão destruir os objetos da casa, comer mais, parar de comer, não sair do seu lado, ou passar o dia escondido para chamar a sua atenção.
- Agressividade. O estágio mais intenso de ciúmes é quando o cão apresenta sinais de agressividade, como morder ou dar patadas em uma pessoa ou animal.
- Outras mudanças em comportamento. Cada cachorro é diferente e, portanto, pode apresentar diferentes mudanças no seu comportamento quando está com ciúmes. Chorar e lamber as patas, por exemplo, também podem ser sinais de ciúmes e de ansiedade. O importante é notar as mudanças no comportamento do seu animal e relatá-las para um especialista em comportamento canino.
Se o seu cachorro estiver exibindo alguns dos comportamentos acima, considere o floral CARÊNCIA E SÍNDROME DE ABANDONO. Esse composto busca tratar o apego, a possessividade e é indicado para animais que parecem mostrar rancor, urinando em lugares impróprios, destruindo coisas, e mais.
Como tratar um cachorro que está com ciúmes
Nos casos mais extremos, é possível que um cachorro que está com ciúmes sofra também de problemas de saúde. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o cão pára de comer ou lambe excessivamente suas patas. Quando esse for o caso, busque não só o acompanhamento de um adestrador mas também o de um veterinário.Ainda que seja importante que você mostre ao seu animal que não seu cão não é o único que merece a sua atenção, em vários casos, a mudança no seu comportamento quando essa nova pessoa ou animal entrou na sua casa foi muito grande. Por isso, para o seu cachorro, continuar sabendo que ele tem o seu carinho e atenção pode fazer uma grande diferença. A associação positiva com o novo membro da casa também pode ser um passo fundamental para que o cachorro deixe de ter ciúmes e comece a associar o novo membro com coisas boas, como petiscos, carinho e atenção. Por fim, busque respeitar os limites do animal e não forçar as situações. Isso pode ajudá-lo a proporcionar uma transição mais tranquila.- Fontes: Animal é Vida
- Obrigada por ler :)
- Bloggeira Kennia "PROTETORA ANIMAL"
-

Nenhum comentário:
Postar um comentário